Buscar
  • Adriano Guimarães Ribeiro Saran

Harmonizando a pisada pronada com Seitai & New Seitai - Método do Prof. Adriano Saran

A pisada pronada é uma predisposição do sistema músculo esquelético que atua com que o pé distribua as cargas do corpo de desproporcionalmente, criando sobrecargas em diversas regiões do corpo, como o arco plantar, quadril, tornozelo, calcanhar, joelhos, e gerando impacto inclusive no esqueleto axial devido ao enfraquecimento dos músculos profundos do pé e do tibial posterior (musculatura que fica na perna e consiste em dar suporte do arco e do pé no processo de caminhada).

Os vários motivos que podem levar a pisada pronada tem como causas etiológicas o “pé chato” (quando o arco plantar toca o corpo por inteiro no solo)

joelho valgo (joelho voltado para dentro devido a tendência dos pronadores rotacionarem o joelho de forma mais interna) por causa do desnível de pelve, e quando o corpo tenta se adaptar de forma errônea durante a prática de exercícios que são realizados de forma inadequada.

É muito observada também em pessoas que praticam corridas, crossfit, artes marciais, outros esportes de risco ou que estão com excesso de peso, sedentárias e sem prática de fortalecimento das musculaturas envolvidas. Quando a pronação ocorre num período constante e de forma excessiva, a distribuição de forma irregular da carga corpórea aplicada de forma repetitiva nas regiões afetadas poderá ocasionar lesões e dores e também alterações posturais patológicas.

As patologias mais comuns produzidas por este tipo de pisada alteram o alinhamento e a biomecânica dos pés, o quadril e a pelve, refletindo em todo o corpo redistribuindo a carga corpórea de forma desigual no sistema músculo esquelético, prejudicando o amortecimento e trazendo impactos negativos, podendo ocasionando patologias como Síndrome de Túnel do Tarso, Fascite Plantar, Esporão calcâneo, Síndrome Femoropatelar, dentre outras.

Na visão do Seitai & New Seitai – Método do Prof. Adriano Saran o mecanismo de compensação do corpo gerado através da pisada pronada pode também desnivelar o quadril (Kotsuban) causando dores na coluna e se estender a outras áreas mais sistêmicas do corpo.


Com a terapia Seitai & New Seitai – Método do Prof. Adriano Saran podemos realizar correções não só do arco plantar restaurando a pisada neutra, através das correções manuais dos desenrolamentos de pés, pelve, alinhamento de quadril dentre outros procedimentos terapêuticos.


236 visualizações0 comentário