Buscar
  • Adriano Guimarães Ribeiro Saran

O Seitai no tratamento das alterações posturais em crianças e adolescentes


Muitos hábitos posturais incorretos na infância e adolescência podem trazer inúmeros desequilíbrios na coluna vertebral e prejudicar o desenvolvimento do sistema músculo esquelético das crianças e adolescentes. A raiz destes desequilíbrios geralmente são obesidade, sedentarismo, excesso de peso da mochila escolar e carregamento da mesma de forma incorreta, má postura durante as aulas, a utilização de calçados inadequados que gera deformidades no arco plantar, dentre outras.


As principais alterações posturais em crianças e adolescentes são:

  • Hipercifose torácica e cervical: desvio da coluna torácica “para frente”, o que

ocasiona a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente.

  • Hiperlordose lombar: acentuação da curvatura lombar, o que deixa os glúteos mais destacados e a barriga mais saliente

  • Escoliose Tóraco-Lombar - predominância da curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco gerando alteração no posicionamento dos ombros e quadris, que ficam com um lado mais alto que o outro.

A Terapia Seitai & New Seitai – Método do Prof. Adriano Saran têm se mostrado excelente para tratamento e prevenção destas patologias e um aliado a consciência postural, fortalecendo também os músculos gravitacionais e de sustentação do sistema músculo esquelético. É muito importante também que os pais possam orientar seus filhos quanto a posição em que eles sentam, usam os dispositivos móveis, carregar sempre a mochila com as duas alças distribuindo o peso de forma correta, realizar atividades físicas regulares para manter o fortalecimento muscular e prevenir a obesidade, para que assim o corpo não entre no círculo vicioso dos mecanismos de compensação.




148 visualizações0 comentário